Caboclos de Itaparica

CABOCLOS DA LIBERDADE

A ação cultural Caboclos da Liberdade, sob a coordenação de Thailine Montalvão e Vitória Gonçalves, integra o conjunto de atividades desenvolvidas na disciplina COM 116 – Planejamento e Elaboração de Projetos Culturais, ministrada pelo Profº Adriano Sampaio na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Na salvaguarda de uma importante manifestação cultural, a Exibição do documentário “Caboclos da Liberdade” + Bate-papo com os “Caboclos de Itaparica”, visa ampliar e reforçar a noção de identidade cultural e nacional do povo itaparicano, principalmente dos mais jovens, ao ver suas manifestações culturais promovidas, tornando-se cada vez mais consciente da relevância de sua mobilização. A ação Caboclos de Itaparica é o primeiro passo do projeto final quem tem como objetivo a produção de um livro com os registros e memórias da associação.

A ação acontecerá na Biblioteca Pública Juracy Magalhães Jr – Itaparica, na ocasião será exibido o documentário Caboclos da Liberdade, seguido de bate-papo com Manoel Pitta, presidente da Associação Cultural Os Guaranis, e François Starita, pesquisador e produtor do documentário. Contará ainda com a participação dos estudantes das escolas municipais Benedito de Oliveira Barros, e Perolina Gonçalves da Cruz, por ser escolas localizadas no Centro da cidade, onde acontece a manifestação cultural.

O grupo “Caboclos de Itaparica” é composto atualmente por cerca de 55 integrantes que, sob o comando de Manoel Pitta e João dos Santos, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação Cultural Os Guaranis, anualmente organizam a festa da independência na cidade de Itaparica. O grupo, desde 1939, sem nenhum apoio institucional, luta para incutir nas crianças e jovens locais o orgulho pelo passado, o gosto pelas tradições e a expectativa de um futuro melhor. A atuação artística do grupo acontece através do canto, da dança, do teatro, do toque dos atabaques e da originalidade da indumentária e adereços, confeccionados pelos próprios componentes.

0001 (1)

 

Caboclos de Itaparica

 

Faça o download do projeto completo

Abrace essa ideia