ofartin

OFARTIN

Oficina de artes integradas (dança, teatro, música, artes plástica) a ser realizada no bairro de Engomadeira, Salvador-Ba, 05 de agosto, junto com o projeto Proemuci (Projeto Educacional de Música e Cidadania).

 

Descrição:

Elaboração de oficinas de artes, dança, teatro, música. Buscando sempre a integração entre elas. As oficinas serão realizadas, juntamente com o projeto Proemuci, que fica localizado no bairro da Engomadeira, as atividades acontecerão no espaço cultural do bairro. Montaremos uma pequena estrutura, para a realização das oficinas e dividí-las de acordo com os grupos etários participantes. A ação será realizada, inicialmente, apenas para os integrantes do Proemuci da comunidade.

O Proemuci está em ação desde 2013, traçando como meta a formação de indivíduos mais cidadãos através da música e interdisciplinaridade. Até hoje, funciona com escala de voluntários, alguns fazem parte mais de uma vez ao mês. O projeto vive de doações, de instrumentos musicais (flautas), materiais, lanches, etc. Participam em média 60 crianças e adolescentes, cujas mães também estão presentes nas oficinas realizando atividades direcionadas especialmente para elas. Muitas destas crianças não têm os pais, mas já são pais, o bairro tem uma incidência alta de gravidez na adolescência. Os perfis destas famílias são simples, pessoas bem discriminadas por serem moradores de um bairro apresentado pela mídia como violento, mas onde, na verdade, residem pessoas honestas e trabalhadoras.

O objetivo é agregar conhecimento sobre as artes, para crianças e adolescente da comunidade e já frequentadores do projeto Proemuci, assim como ampliar a visão de arte-educadores em torno de suas vivências com as artes, trazendo motivação inclusive para o público não-artístico.

Para que que essas oficinas aconteçam de maneira rica, vamos precisar de materiais específicos para trabalhar, colaboradores. Além disso precisaremos de aluguel e/ou doação de instrumentos que também serão utilizados pela equipe técnica da ação cultural. Por esse motivo, buscamos essa plataforma colaborativa, para que possamos adquirir materiais necessários para a realização dessa proposta.

As crianças e adolescentes que participam das atividades do Proemuci, já experienciam oficinas de músicas, pedagógicas e sociais, portanto, pretendemos possibilitar a eles novas oportunidades de aprendizagem, usando como instrumento as artes integradas. Estimular a criatividade, conhecimento do corpo e trabalhar a espontaneidade ao desenvolver a sensibilidade.

 

Esta ação cultural está sendo realizada como atividade da disciplina COM 136 – Planejamento e Elaboração de Projetos Culturais.

ofartin

 

Faça o download do projeto completo

Abrace essa ideia