lOGO-REDE-IRIS-FINALIZADAai

Rede Iris

A Rede Iris é uma agenda digital de divulgação dos eventos que disponibilizam recursos de acessibilidade e acontecem na UFBA. O projeto também visa promover o encontro e a discussão sobre o tema da acessibilidade.

“A inclusão e acessibilidade só se dá com o encontro com o outro.” Edu O., Professor da Escola de Dança da UFBA e da ACCS Acessibilidade em Trânsitos Poéticos.

A ideia de criar uma agenda cultural acessível surge com o intuito de facilitar os encontros. Pensando no princípio de autonomia das pessoas com deficiência, é necessário que a acessibilidade esteja presente desde o acesso à informação sobre dispositivos e tecnologias assistivas disponibilizados nos espaços e eventos.

A Rede Iris será um espaço, dentro do site “Agenda Arte e Cultura” (https://www.agendartecultura.com.br/), para divulgação dos eventos que acontecem na UFBA e que disponibilizam recursos de acessibilidade. O foco será na acessibilidade física/arquitetônica e comunicacional, como: presença de Intérprete de LIBRAS, audiodescrição, legenda descritiva, braile, conteúdo tátil e outros suportes de acessibilidade.
Na página da Rede Iris também haverá uma sessão com reportagens que discutam a questão da acessibilidade dentro e fora da Universidade, além de mostrar as estruturas existentes na UFBA como o NAPE (Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais), a ACCS Acessibilidade em Trânsitos Poéticos, o grupo de pesquisa em Audiodescrição (Tramad), Diversilibras.

Acreditamos que a criação da página será mais uma ferramenta de visibilidade para a importância/urgência de tratar a acessibilidade e, assim, ir quebrando as barreiras dentro e fora da universidade.

A página será lançada no dia 21 de setembro de 2019, quando é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Esta data, que coincide com o Dia da Árvore e o início da Primavera, representa o nascimento das reivindicações de cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

Veja abaixo como você pode colaborar para fazer parte desta rede.

COLABORADORES NECESSÁRIOS
Assistente de produção;
Programador;
Web designer;
Consultoria e teste de usabilidade;
Redação de conteúdo;
Edição e curadoria de conteúdo;
Assessoria de imprensa;
Vídeo de 3 minutos de apresentação da página (filmagem, edição e montagem);
Audiodescrição (acessibilidade audiovisual);
Intérprete de LIBRAS (acessibilidade audiovisual);
Legendagem descritiva (acessibilidade audiovisual).

Clique em PERMUTA (do lado direito da página), cadastre-se na Rede Logos e selecione a área de seu interesse para colaborar. Entraremos em contato em seguida com mais detalhes.
Qualquer dúvida, você pode nos enviar uma mensagem escrita ou em vídeo para o e-mail:
jurema.cruzalves@gmail.com

#PraCegoVer Descrição da Logo:
Representação em azul de duas flores de íris. Uma flor está com as pétalas abertas e a outra ainda está em forma de botão. Do caule da flor saem duas folhas longas além de ramificações de linhas formando conexões em rede. As linhas conectam círculos azuis. Em alguns dos círculos estão apresentados os seguintes símbolos de acessibilidade: símbolo de Sistemas de Audição Assistida, Closed Caption (legenda oculta), Braile, Intérprete de LIBRAS, deficiência visual e deficiência física. Na base do caule da flor está escrito Rede Iris.

#PraCegoVer Descrição do vídeo:
Jurema é mulher, branca, com cabelos castanhos na altura dos ombros. Está em frente a um painel com desenho do rosto e da mão de uma criança negra.
Jô é mulher, branca, com cabelos castanhos curtos. Está em frente a um quadro que retrata em diversas cores o pintor Salvador Dali.
No meio do vídeo são exibidas imagens de eventos cobertos pela Agenda Arte e Cultura.
Primeira imagem: foto colorida de pessoas dançando em pé e em cadeira de rodas na oficina “Dança de Rainhas: Dança Afro e Deficiência” ministrada por Josy Brasil e Graziela Santos.
Segunda imagem: foto colorida do evento “Acessibilidade Cultural na Cena”. Na mesa estão Leonardo Costa, Ednilson Sacramento e Ninfa Cunha. Uma pessoa da plateia segura o microfone para fazer pergunta.
Terceira imagem: foto colorida da apresentação do Grupo X de Improvisação, com Natália Ribeiro, Edu O. e Fafá Daltro. Os três estão sentados no chão e em bancos ao redor de uma mesa.
Quarta imagem: vídeo em preto e branco da oficina Dança de Rainhas. Josy dança sentada na cadeira de rodas.
O vídeo possui janela com intérprete de LIBRAS e legenda em português.

Créditos do vídeo:
Vídeo (câmera, som, edição e montagem): Gabriel Oliveira “Yjalade” (Agenda Arte e Cultura)
Intérprete de LIBRAS: Valney Pereira da Silva (servidor cedido pelo NAPE – Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais da UFBA)
Legenda em português e descrição das imagens: Jurema Cruz Alves
Arte da logo Rede Iris: Amanda Braga (Agenda Arte e Cultura)

lOGO-REDE-IRIS-FINALIZADAai

 

Faça o download do projeto completo

Abrace essa ideia