O projeto que visa promover debates sobre identidade negra, arte e espaços autogeridos será executado no dia 24 de Agosto
O Encontro Insurgência Cultural em Debate é um projeto produzido pelo estudante Guiovan Oliveira para a disciplina de Planejamento e Elaboração de Projetos Culturais (COM 136). O evento é construído com o intuito de provocar e promover questionamentos ou críticas acerca das identidades negras diaspóricas e fazer uma síntese reflexiva da contemporaneidade. A atividade envolve temas como intolerância religiosa, genocídio negro, identidades e alteridades, ruptura de Imaginários, ativismo, autogestão e artes Afro-Brasileiras.
A ideia do projeto é promover eventos para ressignificar a representação do negro e sua ancestralidade; esclarecer a população de comunidades periféricas sobre suas raízes africanas. Além de transmitir o discurso de luta pela liberdade comunicacional, cultural, artística, através do conhecimento autogerido.
O Encontro Insurgência Cultural em Debate deve unir e confraternizar com duas instituições autogeridas e ativistas: o JACA (Juventude Ativista de Cajazeiras) e a Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru. “O debate pretende lançar temáticas que permeiam o modo como essas instituições se organizam, resistem e lutam em meio às adversidades encontradas pelo tipo de organização que são”, conta Guiovan. Esses coletivos se diferenciam de outros, já que, funcionam através de ocupações de espaços abandonados pelo poder público, como é o caso da Biblioteca, ou atua inscrita dentro de um espaço institucionalizado do Governo do Estado da Bahia (Fábrica de bairro), a exemplo do JACA.
Para o idealizador, a arte deve ser oportunizada para toda sociedade, de forma gratuita – principalmente nos espaços públicos, como a Universidade. “Por isso, visamos ampliar o acesso a meios de produção dos bens e serviços da cultura, transformando o território academicista em um palco para reflexões sobre os cotidianos e sua infinidade de possibilidades para tomada de ações e decisões”.
O encontro “Insurgência Cultural em Debate: Ocupação, resistência, autogestão no âmbito cultural” acontece no próximo dia 24 de Agosto, a partir das 9h, no auditório da Facom. O evento conta com a presença dos gestores e voluntários do JACA (Juventude Ativista de Cajazeiras) Cairo Costa, Marcos Paulo Silva e da Biblioteca Zeferina Beiru, Fábio Santos, Pedro Maya.