Blog

Alunas de Produção Cultural da UFBA promovem mostra fotográfica na Casa da Música

Por Kelven Figueiredo.

A exposição fotográfica apresenta retratos dos agentes culturais e mestres da cultura popular de Itapuã

Gabrielle Guido e Geovana Côrtes se juntaram para realizar uma exposição fotográfica no espaço cultural Casa da Música, localizada em Itapuã. A mostra contará com fotografias de figuras icônicas e bastante conhecidas no bairro. As estudantes planejam estimular o contato com fotografia e exposições na comunidade e fazer o público da comunidade local se reconhecer nas fotografias. Outro objetivo da ação é  tornar o relacionamento da Casa da Música com os moradores da região mais íntimo, uma vez que a exposição é uma prévia de um futuro festival no Parque do Abaeté. A entrada é gratuita. 

A exposição consiste em retratos dos agentes culturais e mestres da cultura popular de Itapuã. “Essas pessoas são fundamentais para a construção identitária do bairro e atuam movimentando a cultura local”, ressaltou Geovana. As Ganhadeiras de Itapuã, Sr. Regis e dona Cabocla são exemplos das figuras que serão representadas e possuem valor simbólico para a comunidade. O projeto ainda pretende retratar os artistas locais, a baiana de acarajé, sambistas e contadores de história.

As idealizadoras do projeto defendem que a Itapuã conhecida através das músicas de Caymmi, Vinicius de Moraes e livros de Jorge Amado ainda tem muito a mostrar e a exposição “Reflexos – Retratos de Itapuã”. A exposição propõe  se inserir no dia a dia das pessoas,ressaltando o trabalho, a pescaria, as canções, os contos, os sambas e conhecer as pessoas que fazem do bairro e do que ele é. Mostra ainda como essas pessoas são reflexos da comunidade como um todo e como cada uma delas refletem um pedaço da história de Itapuã.

A Casa da Música é um espaço cultural gerido pela Secretaria de Cultura da Bahia, que faz parte da comunidade de Itapuã, localizada na Lagoa do Abaeté. Pretende alcançar principalmente os moradores do bairro, mostrar como suas histórias se entrelaçam com a dos
fotografados, como forma de reconhecimento. Entre eles estão moradores antigos, novos moradores para que possam agregar ainda mais à história de Itapuã e estudantes. A ação cultural busca contemplar, também, o público que frequentava a Casa da Música antes da precarização do local em que está inserida.

A exposição é apenas uma ação cultural dentro do projeto Reflexos – Ocupa Itapuã que pretende tornar novamente popular os espaço turístico da Lagoa do Abaeté que, segundo as produtoras, como o tempo foi sucateado e já não é tão visitado como antes, além de ter sido retirado do circuito turístico da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *