Blog

Biblioteca pública foi cenário de projeções fotográficas na última terça, 30

Por .

Olhos da Rua

Por Natácia Guimarães
No de início da noite da última terça-feira, 30, o Laboratório de Fotografia da Ufba (Labfoto) produziu mais uma edição do Olhos da Rua. O evento realiza a projeção de ensaios fotográficos em lugares públicos. O lugar escolhido para esta edição foi a parede da fachada da Biblioteca pública, no bairro dos Barris. Para ambientar o local, foi criada uma trilha sonora com músicas brasileiras, o que ajudou a criar um clima agradável e animar quem passava pelo espaço.
A projeção de ensaios fotográficos, pré-selecionados para serem expostos na rua, tem como objetivo levar as imagens até os mais diversos públicos. Nas escadas, nos passeios da rua e até nos carros, que diminuíam a velocidade para ver o que estava acontecendo, a intervenção urbana encantou quem foi à biblioteca sabendo do evento e quem foi pego “de surpresa”. “Estava passando pela rua e vi a projeção. Não tenho nenhuma ligação profissional com a fotografia, mas gostei muito”, disse Gabriela Moura, moradora do bairro.
Nessa edição, o tema para envio das fotos foi livre e a curadoria ficou sob a responsabilidade dos coordenadores do Labfoto, Rodrigo Rossoni e José Mamede. “A escolha foi muito difícil, como sempre. Recebemos 300 imagens e selecionamos 100. Um dos critérios é a coerência entre as fotos do ensaio”, disse o professor Mamede. As projeções trouxeram recortes de diversos universos: ambientes interioranos, mar, sensações e outros, relacionados à esfera urbana. O melhor do evento é o ato de ir para a rua e ver através do olhar poético do fotógrafo o que acontece diante dos nossos olhos, mas na correria do cotidiano, não vemos.
O ensaio Um salto para o Mar, da fotógrafa Amanda Oliveira, foi um dos escolhidos. As fotos relatam o cotidiano dos meninos que ficam saltando de trampolins para o mar .“Essas fotos foram tiradas sem nenhuma pretensão de se tornarem um ensaio, porém, quando as vi juntas, percebi que estavam muito boas e era o momento de dividi-las. Dar “o meu salto para o mar”. O interessante é perceber a mistura de fotos de autoria de fotógrafos consagrados e iniciantes dividindo o mesmo espaço.
O PROJETO
O “Olhos da Rua” teve sua primeira edição em 2011. O projeto foi idealizado e produzido pelo fotógrafo e professor da Ufba, José Mamede, atual coordenador de cursos do Labfoto em parceria com Marcelo Reis, diretor do Instituto Casa da Photografia, com os fotógrafos locais Elcio Carriço e Alex de Oliveira, além da TAZ (Tuesday Autonomous Zon).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *