Blog

Espetáculo Mulheres do Àse: Performance Ritual celebra os 60 anos da Escola de Dança

Por Kelven Figueiredo.

O espetáculo faz parte das comemorações pelos 60 anos da Escola de Dança e os 70 anos da UFBA

Nos dias 27 e 28 de outubro, às 20h, o Teatro do Movimento, na Escola de Dança da UFBA,  recebe o espetáculo O Mulheres do Àse- Performance Ritual. A peça  revela crenças, sentimentos e resistências das mulheres que atuam nas religiões de matrizes africanas e a apresentação faz parte das comemorações pelos 60 anos da Escola de Dança e 70 anos da UFBA.

Mulheres do Àse – Performance Ritual trata-se de um espetáculo de celebração, percepção, personalidade, de fé e Àse pelos Orixás, Inquices, Voduns e Caboclos. Essa celebração é  caracterizada por rituais, dentro de um universo holístico, em que tudo gira em torno do cosmo que é o sentido do Àse. É uma performance onde o movimento do círculo representa a criação e recriação da vida. O espetáculo utiliza de representações imagéticas onde se concentra a fé, o acolhimento e o Àse dessas mulheres. Isso acaba criando um locus que sugere ao espectador uma tridimensionalidade destas imagens simbólicas, percebidas na dualidade entre o Àse e o universo contemporâneo.

Edileusa Santos é servidora da UFBA, artista e coordenadora da atividade e defende que isso “significa um desafio revestido de muita responsabilidade, muito respeito e muito amor. É, sobretudo, expressar e reafirmar a relevância e o papel que essas mulheres têm na construção da cultura e sociedade brasileiras”.

Ela também é a criadora, diretora e roteirista do espetáculo. O elenco artístico é composto por Fátima Carvalho, Rejane Sousa, Sandra Santana, Sueli Ramos e Tânia Bispo. A Direção Musical fica por conta de Alexandre Espinheira, Gilberto Santiago e Luciano Salvador Bahia.Trilha original de Alexandre Espinheira, Gilberto Santiago e Sara Fernandes.Os músicos do espetáculo são Sara Fernandes e João Victor.

A realização do Mulheres do Àse – Performance ritual conta com o apoio e produção executiva da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA.

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *