Blog

Estudantes da FACOM organizam exposição “Boneca Sai da Caixa, in Acervo Digital”

Por Kelven Figueiredo.

A exposição contará com fotografias do projeto anualmente realizado pelo LabFoto em parceria com a Produtora Júnior

Dar visibilidade ao trabalho dos fotógrafos atuais e ex monitores do LabFoto. Esse é o objetivo do projeto Exposição Boneca Sai da Caixa elaborado pelas estudantes de Produção Cultural, Nara Luanda Cora e Carolina Pereira. Por meio do projeto, elas vão realizar uma mostra com fotografias dos últimos cinco anos do projeto homônimo realizado pelo LabFoto. As fotos serão dispostas em espaços da UFBA como a Biblioteca Central e o RU.

O projeto pretende ainda ressaltar a beleza das “bonecas” fotogradas durantes as edições da Parada LGBT de Salvador e  promover o debate na Universidade a respeito das causas LGBTs a partir de outros olhares. Além da exposição,  as estudantes pretendem disponibilizar as fotografias em uma página no site do LabFoto e apresentá-lano evento de abertura da exposição. A abertura contará com exibição das imagens projetas na entrada, participação de DJ’s e das “bonecas” fotografadas pelo projeto. Um microfone ficará livre para intervenções dentro do tema do evento.

As idealizadoras da exposição propõem ainda reviver o projeto Boneca Sai da Caixa, possibilitando desdobramentos dentro do segmento da fotografia. Elas acreditam que, embora o movimento LGBT esteja crescendo,  ainda tem grandes problemas de entendimento e aceitação social, inclusive dentro da Universidade.

“Neste semestre tive a oportunidade de produzir, junto com meus colegas, o Circuito LabFoto, em que realizamos todos os produtos do LabFoto”, explica Nara que afirma ter tido a oportunidade de organizar uma das edições do Olhos da Rua, uma experiência apaixonante na ocasião. Carolina Pereira já teve um contato maior com o LabFoto, pois já foi monitora e já participou, inclusive, de uma das edições do Boneca Sai da Caixa.

O projeto das estudantes visa homenagear os fotógrafos autores das fotografias dos últimos cinco anos  e promover o reencontro com as bonecas fotografadas que  também estarão presentes no evento. Segundo elas, tanto os fotógrafos, quanto as fotografadas não têm acesso ao material que é produzido no trabalho com o LabFoto. Por isso, elas  criação uma página virtual dedicada ao trabalho.

Contudo elas assumem ter encontrado algumas dificuldades para colocar o projeto em ação. “Como esta ação não tem disponibilidade de financiamento, nós contamos com a
colaboração dos profissionais e empresas para suprir as demandas exigidas para
veiculação da exposição”, afirmou a estudante que disse ter sido graças à plataforma Rede Logos. Através da plataforma, elas conseguiram arrecadar recursos colaborativos para tornar esta iniciativa possível. Uma das parceiras foi feita com a designer Verônica Reis, que produziu a arte para a exposição.

O Boneca Sai da Caixa é um projeto criado em 2007, idealizado pelo professor José Mamede com o intuito de combater a intolerância e a homofobia através da fotografia. O projeto é realizado anualmente durante a Parada do Orgulho LGBT de Salvador, em parceria com a equipe da Produtora Jr. – empresa Júnior de comunicação da Facom – que desde 2009 são os responsáveis por descobrir as bonecas na multidão e levá-las ao estúdio montado especialmente para a ação no vão livre do TCA, também parceiro do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *