Blog

Música no Café Científico da Ufba

Por .

Café Científico da Ufba

Artur Mello

Na manhã da última segunda-feira (24), ocorreu na SaladeArte Cinema da Ufba, o Café Científico que teve como palestrante o compositor brasileiro Paulo Chagas. Chagas veio à Salvador ministrar a palestra “Música, Comunicação e Mídia”, onde refletiu sobre a música como sistema social de comunicação, buscando uma compreensão abrangente das formas da música contemporânea.

O café teve duração de uma hora e meia e foi dividido em duas etapas. Na primeira, Chagas mostrou à plateia trechos do seu oratório digital A Geladeira e abordou aspectos específicos da comunicação artística. Na segunda parte, foi aberta uma conversa com o público, onde o compositor respondeu a questionamentos dos presentes.

Ao abordar o tema da comunicação artística, Chagas falou que ela acontece através da arte e usa tudo o que a obra de arte suscita ao redor dela. “Ao escrevermos sobre as obras de arte, ao fotografarmos as obras de arte, ao teorizar sobre as obras de arte, estamos aplicando a comunicação artística e ajudando o tema a se propagar”, explicou.

O compositor dedicou a maior parte do tempo da sua apresentação à mostragem da sua obra, A Geladeira, e destrinchou os efeitos usados em todas as cenas. A obra, realizada em 2014, tenta mostrar as diversas maneiras que existem de tortura, divididas em cenas com uma mistura de música clássica, música eletro-acústica e tecnologias intermídia. Chagas ainda disse que, para ele, a tortura em todas as formas está ligada à ignorância dos seres humanos.

No momento de conversa com o público, Chagas foi questionado sobre o atual momento que o Brasil está passando, onde muitos pedem a volta da ditadura. Chagas afirmou que o país ainda está vivendo a ditadura, pois nunca se parou para refletir e punir os responsáveis por este evento, e o país só irá sair desta ditadura quando conseguirmos superar historicamente este processo.

O evento foi aberto ao público, gratuito e promovido no contexto do projeto Música de Agora na Bahia, 3º Seminário de Música Contemporânea, que acontece entre os dias 20 e 26 de agosto. A palestra do compositor Paulo C. Chagas foi uma realização da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), em parceria com a Livraria Multicampi, a Escola de Música e a Oficina de Composição Agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *