Blog

Projeto “Ler Para Ser” chega ao fim com livreto impresso

Por Glenda Dantas.

“Dez Amigos e a Viagem dos Sonhos” foi produzido por 10 alunos, com idades entre 8 e 10 anos

Textos e ilustrações feitas a mão por crianças compõem a história de “Dez Amigos e a Viagem dos Sonhos”, livreto do projeto “Ler Para Ser”, fruto da matéria Planejamento e Elaboração de Projetos Culturais  da Facom/UFBA. No enredo, algumas delas optaram por se auto representarem, outras decidiram ser pessoas completamente diferentes, que juntas desejam conhecer o parque da Disney, em Orlando.

O livreto foi desenvolvido em novembro de 2017 na Escola Silvio Dórea, em Pernambués, por uma turma de 10 alunos, com idades entre 8 e 10 anos. O evento de lançamento aconteceu em janeiro, durante as férias escolares.

ler para ser evento

Foram impressos aproximadamente 20 unidades do livreto, distribuídos para alunos, professores e diretora da escola, além de pessoas que contribuíram voluntariamente com o projeto.

De acordo Gabriela Blenda, “a intenção foi de incentivar a leitura e criação de histórias na infância e o fato de as crianças estarem interessadas em aprender coisas novas, deu a elas vazão à criatividade”.  pagina

O projeto para publicação de um livro escrito por crianças de uma escola pública de Salvador foi cadastrado na plataforma de financiamento colaborativo Logos – Cultura Universitária e captou 100% dos recursos necessários para publicar o material.

Durante a ação, as produtoras Gabriela Blenda e Brenda Matos deixaram uma “Caixa das Ideias” com objetos variados, como bonecas, bichos de pelúcia e sapato de brinquedo. As crianças, com olhos fechados, pegaram um dos objetos e, a partir disso, desenvolveram a narrativa envolvendo o objeto sorteado. O projeto gráfico do livreto foi um trabalho voluntário de Luiza Saad.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *