Blog

Projeto promove mostra de filmes independentes aberta ao público

Por Lua Gama.

Durante o evento serão exibidos produções audiovisuais com temáticas sociais

Quem se interessa por filmes independentes terá a chance de assistir a várias produções desse gênero na capital baiana. Será realizada entre os dias 5 a 11 de novembro, a Mostra do Filme Marginal. Os filmes serão exibidos a partir das 14h, na Sala Walter da Silveira, nos Barris.
A edição da mostra em Salvador, batizada de Soterópolis,  terá a entrada gratuita. Os organizadores acreditam que, dessa forma, o projeto facilita e garante o acesso da população a uma programação de qualidade.
A mostra começou a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro e aprimeira edição aconteceu em setembro do ano passado. Foram exibidas na ocasião, 9 sessões, 38 filmes além de oficinas e shows. A segunda edição aconteceu este ano também do mês de setembro nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, onde houveram exibições de 106 filmes.

O projeto
A Mostra do Filme Marginal tem como objetivo valorizar e divulgar produções audiovisuais independentes, sem estimular a competição entre os produtores. O projeto serve como um instrumento de difusão reflexão, estímulo e formação de público para um cinema popular, autoral e crítico, abrindo espaço para trabalhos que colocam na tela personagens e temáticas marginalizadas pelo sistema sociopolítico vigente, fora do eixo comercial.

Foram recebidos este ano, cerca de 520 filmes, produzidos em todas as regiões do país, inclusive de lugares distantes do eixo comercial e midiático que são os grandes centros urbanos. Esse grande número de inscrições, reforça a importância da criação e fortalecimento de projetos de exibição discussão e divulgação de trabalhos audiovisuais independentes no país.  

Como o projeto não é comercial, foi feita uma campanha de financiamento coletivo, visando buscar parcerias para proporcionar ao público, um evento de qualidade. As informações de como contribuir com o projeto, bem como a programação completa do evento em Salvador, estão disponíveis no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *