Blog

TCC de estudante da UFBA é destaque em programa do YouTube

Por Gabriel Moura.

A estudante Juliana Márcia, egressa do curso de Serviço Social, deu uma entrevista para o canal “Programa Monotemático” sobre o seu TCC que teve como tema as mães negras da UFBA

A estudante da UFBA Juliana Mércia, egressa do curso de Serviço Social, deu entrevista para o canal do Youtube “Programa Monotemático” para falar sobre a sua monografia “Mães adolescentes negras na UFBA: as intersecções entre maternidade, raça, trabalho e ensino”. A entrevista será publicada no dia 29 de outubro.

“O TCC analisou as trajetórias das estudantes que engravidaram na adolescência, mas que, contrariando os altos índices de evasão escolar, permaneceram estudando e se inserirem no ensino superior numa universidade pública, que foi UFBA”, explica Juliana sobre o seu trabalho de conclusão de curso.

Juliana também afirma que abordar a temática racial não estava inicialmente em seus planos, mas que a apuração a levou por esse caminho. “Eu acabei percebendo que todas as minhas entrevistadas eram negras”, comenta.

Ela relata que a família se transformou no principal alicerce para sustentar emocionalmente essas garotas. “Elas se cobram muito para dar conta de todas as suas atividades na Universidade, no trabalho e como mães e como se sentem culpadas por não atenderem ao padrão materno construído social e historicamente”, relata.

Monotemático
O programa foi criado em 2016 por Raulino Júnior, 36 anos, professor da rede estadual de ensino da Bahia, jornalista, produtor cultural e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB).

O principal objetivo do projeto é divulgar a produção científica e os TCCs dos estudantes baianos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *